2017 – Segundo semestre
A UNILA EM RECONSTRUÇÃO
Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, acontecerá o evento anual da Cátedra Paulo Freire, vinculada ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). Este ano, o evento tem como título “UNILA em Reconstrução - Princípios filosóficos e metodológicos da UNILA: seu sentido na prática”. Seu objetivo é constituir espaço para o debate e a reflexão sobre os eixos norteadores de nosso atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em conjunto com todos os setores da UNILA e a comunidade interna e externa à Universidade.
Continuidade da Auto avaliação UNILA 2017: Texto para construção de dados.
Para contribuir com a Auto avaliação UNILA 2017
Acrescente ou modifique qualquer parte do texto em: https://goo.gl/UeLW4X
Período para receber contribuições: Setembro 27até 9 de outubro, 2017.
O texto resulta de uma oficina planejada, no âmbito das atividades da Cátedra Paulo Freire da UNILA, para gerar uma reflexão coletiva sobre a Universidade entre todas as pessoas que fazem parte dela: estudantes, técnicos administrativos em Educação e professores. A oficina foi realizada no contexto da semana da avaliação da UNILA, no dia 14 de agosto de 2017, nas instalações do campus Jardim Universitário. Participaram da oficina 36 pessoas, sendo 24 estudantes (20 do curso de Saúde Coletiva), um técnico administrativo em Educação e 11 professor@s. Os procedimentos utilizados estão fundamentados em concepções e práticas da Pesquisa Coletiva (Alvarado Prada 2006, 2008).
Durante a oficina, iniciou-se a construção e sistematização dos dados tendo em vista três aspectos: os “pontos fortes” da UNILA, os “pontos fracos” da UNILA e “propostas” dos participantes para a instituição. Esses dados foram posteriormente sistematizados pel@s professor@s Luis Eduardo Alvarado Prada, Juliana Franzi, Juliana Pirola Balestra e o estudante João Carlos Reis. Dessas atividades resultou o texto que dispomos a seguir para que tod@s unileir@s possam participar da reflexão institucional, fazendo cada um os comentários pertinentes, seja acrescentando ou modificando o texto com suas opiniões.
Para fazer seu comentário selecione a parte do texto que quer modificar, automaticamente aparecerá uma janela na qual você pode digitar. Se quiser identificar-se, escreva seu nome no final dos comentários que fizer
2017 Segundo semestre
Oficina
Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA e como ministrantes o Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes (mediante inscrição prévia no Sistema Inscreva) com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.
Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new
2017 Segundo semestre
Mesa Redonda
Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luís Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção
Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new
2016 - Segundo Semestre
Conferência
Avaliação e o processo de planejamento do ensino
Evento gratuito e aberto ao público como ministrante o Prof. Sérgio Antônio da Silva Leite no dia 4 de novembro – ás 18:30h no Jardim Universitário na UNILA sala C211.
Adiada (postergada) a videoconferência 'CONFINTEA Brasil+6 - Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na América Latina'. Agradecemos às pessoas que estão colaborando na divulgação. A nova data de realização será informada oportunamente.
2016 - Segundo Semestre
Videoconferência
Informamos que a videoconferência CONFITEA Brasil+6 Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na Américalatina, que seria realizada no dia 25/08/2016, foi adiada para uma próxima data que será divulgada em breve.
Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l
2016 - primeiro semestre
Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs. Realização da oficina 9:00 às 12:00 do dia 20 de Maio de 2016 Link para inscrição: https://goo.gl/5KYCZQ
2015 – Primeiro semestre - Videoconferência
“Saberes de jovens no convívio universitário intercultural” - link de inscrição: http://goo.gl/forms/dMn8zOLbej
Carta Convite (espanhol)
2014 – segundo semestre - Oficina
Professores e estudantes: parceria de aprendizagem para romper o exílio acadêmico link de inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG
Carta Convite (português)
Carta Convite (espanhol)
Descrição da Cátedra
A Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é promovida pela UNILA, pelo Ministério da Educação e pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), como parte de uma projeto ampliado de educaçao de jovens e adultos. A cátedra é direcionada para um público diferenciado e composto por estudantes de graduação e pós-graduação, professores de instituições de ensino, educadores que atuam no campo da EJA, gestores e especialistas da área.
A cátedra foi concebida para ter um caráter permanente, pois terá duração mais longa quando comparada a outras já desenvolvidas. Sua metodologia prevê a participação presencial no início das atividades e depois serão desenvolvidas discussões virtuais na plataforma da OEI até que o grupo possa praticamente esgotar o tema através de fóruns.
A educação enfrenta problemas dos que se derivam desafios para serem resolvidos pela sociedade em seus diversos setores. Órgãos internacionais governamentais e não governamentais situados em diferentes países realizam tentativas para melhorar a situação, fundamentalmente das crianças e jovens em idade escolar. Entretanto, a educação de jovens e adultos, defasados da idade escolar ou que precisam de outras formas de educação, esta aquém dos interesses e necessidades desse setor da população. Essa educação também esta aquém do “dever ser” enunciado nos estudos e políticas públicas, principalmente às relacionadas com metas da qualidade da educação e para todos os jovens e adultos. (UNESCO, 2009)
A EJA como direito à educação, garantido legalmente por países como Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e outros, é uma das problemáticas sociais menos resolvidas na América latina. Mesmo tendo progredido quantitativamente em termos de cobertura e ações realizadas, a EJA continua recebendo criticas, em relação ao seu financiamento, concepções teórico metodológicas, políticas e outros. (UNESCO, 2011)
Os países têm desenvolvido processos para melhorar a EJA e até têm legislado a seu respeito, inclusive é expresso em suas leis de educação que a EJA é um direito da sociedade. Tem sido regulamentado seu funcionamento e impulsionado programas e projetos com orçamentos relativamente significativos para as economias dos países. Entretanto, essas políticas, disposição de recursos e realização de inúmeras ações não têm resolvido satisfatoriamente as demandas da sociedade. Por isso, a necessidade de integrar esforços entre países, instituições, profissionais da educação de jovens e adultos para desenvolver a EJA em seus aspectos conceituais, políticos, organizativos, metodológicos entre outros.
Essa integração pode ser pensada e desenvolvida mediante atividades conjuntas de “ensino, pesquisa e extensão” na UNILA que por sua vez objetive a realização de atividades subsidiarias do estudo e construção de suas concepções e práticas. A elaboração e desenvolvimento deste projeto é de fato um processo de integração cujas atividades são desde seu inicio, realizadas mediante a ação conjunta de três instituições MEC/SECAD, OEI e UNILA. A proposta deste projeto, tendo como sede a UNILA, instituição universitária que tem como missão contribuir para a integração Latino-americana, visa, mediante essa proposta, o desenvolvimento da EJA na America Latina. Entendemos que essa integração é construída mediante a compreensão e inter-relação de diferentes componentes culturais, os quais, por sua vez, são compreendidos, valorizados e transformados por meio de processos educativos ao longo da vida.
A qualidade de tais processos implica o estudo crítico dos mesmos e o desenvolvimento de novas proposições cujos pressupostos teóricos e metodológicos sejam alicerces, construídos mediante pesquisa-formação, que orientem os caminhos para a EJA alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo.
Tais entendimentos constituem-se bases para propor o desenvolvimento de uma cátedra que honrando o nome do eminente educador brasileiro Paulo Freire se incorpore ao programa de Cátedras Latino-Americanas, já existentes na instituição como parte de sua estrutura acadêmica.
A Cátedra, como parte da estrutura institucional ou organizacional da UNILA, materializará e viabilizará suas atividades junto a diferentes grupos sociais e instancias políticas e administrativas.
Um pensamento orientador das atividades a serem realizadas no CIR-EJA segue a perspectiva de “aprendizagem ao longo da vida” enunciada como global na CONFINTEA V, realizada em Hamburgo (Alemanha) em 1997, e reafirmada pela CONFINTEA VI, 12 anos depois em Belém de Para - Brasil quando se reafirmo que “a alfabetização e a educação de adultos são instrumentos que capacitam, podem suscitar esperança e são vetores de mudança”. Essas orientações e as políticas de Educação para Todos – EPT pretendem ser estudadas num curso no nível de especialização de Formadores de EJA mediante a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos e atividades relacionadas com a educação de adultos nas que primem as concepções e práticas, de participação e construção coletiva. Essas políticas serão estudadas, analisadas criticamente e socializadas nos países de América latina.
Outra perspectiva a ser adotada é a da aprendizagem pela ação. Experiências desenvolvidas nesse campo, têm demonstrado a importância dessa corrente de pensamento na resolução de problemas, elaboração de políticas educacionais, formação de gestores, construção de projetos inovadores, desenvolvimento individual, de grupo ou da organização. Em todas essas circunstâncias, esse processo se desenvolve num ambiente de autonomia, confiança, respeito e ajuda mútua manifestada nos momentos de trocas entre os participantes e orientada por um processo reflexivo (reflexão e investigação) sobre o objeto investigado. Os diferentes modelos da aprendizagem pela ação se apresentam ora numa perspectiva de aprendizagem pela ação em pequenos grupos, que visa o desenvolvimento individual e coletivo, ora da organização que aprende que visa o desenvolvimento da organização. (Rocha, E. V; 2004).
O curso de especialização pretende contribuir com o desenvolvimento dessa educação, mediante as realizações de pesquisas nas que suas próprias atividades de pesquisar sejam formativas, tais como a da pesquisa coletiva1, cuja metodologia visa a constituição dos participantes em coletivos que constroem conhecimentos, tanto para a transformação de suas situações cotidianas, como para acrescentar ao acumulo de conhecimentos mais universais nos campos da cultura, política, artes, educação e outros. (Alvarado Prada, 2006)
Dessa forma, se pretende alcançar os mais altos níveis de formação em EJA e dos formadores de professores da mesma. Para isso é necessário desenvolver pesquisas que proporcionem as informações sobre a realidade de quem são os formadores, como foram e estão sendo formados, como eles desenvolvem suas praticas de formação. Esse curso além de permitir desenvolver a curto prazo atividades de formação de formadores em EJA, a médio prazo permitirá a constituição de uma linha de pesquisa relacionada com a temática que subsidie a elaboração de uma proposta de mestrado na UNILA.
As atividades relacionadas à formação de formadores estarão orientadas pela missão de integração Latino-americana da UNILA e, nesse sentido, esta instituição mediante o CIREJA contribuirá ao desenvolvimento de políticas e atividades de formação de formadores de professores de EJA dos países parceiros.
As temáticas relacionadas com EJA, tais como a formação de formadores de professores , pesquisa sobre suas concepções e práticas, caracterização dos professores e dos jovens e adultos, metodologias de educação, gestão, recursos e outros, serão objetos de estudo de diversos coletivos, seguindo orientações enunciadas em parágrafos anteriores, e abrindo possibilidades de criar relações que viabilizem a socialização de saberes.
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1Nesta modalidade de pesquisa entendemos o coletivo como um conjunto composto por pessoas cujas características individuais são diversas, sujeitas à contínua mudança, num contexto espaço-temporal, constituído e constituidor de diversas relações mediante ações, objetivos, e outros elementos ideológicos, políticos, sociais e culturais comuns. (ALVARADO-PRADA, 2008)
2017 – Segundo semestre
Calendário
Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos
2017 – segundo semestre
A UNILA EM RECONSTRUÇÃO
O evento “UNILA em Reconstrução”, nesta edição, propicia o resgate dos princípios filosóficos e metodológicos de nosso Projeto de Universidade - a interdisciplinaridade, a interculturalidade, o bilinguismo e o multilinguismo, a integração solidária e a gestão democrática. A escolha dessa temática visa a sensibilizar a comunidade acadêmica para as futuras atividades de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022), a serem coordenadas pela PROPLAN.
Participe da auto avaliação do 27 setembro a 09 outubro de 2017.
Durante a Semana de Avaliação 2017, a Cátedra Paulo Freire propôs uma Oficina para identificar Pontos Fortes, Pontos Fracos e Propostas para a UNILA.
O resultado está no link abaixo. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X
2017 Segundo semestre
Oficina
Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA e como ministrantes o Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes (mediante inscrição prévia no Sistema Inscreva) com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.
2017 Segundo semestre
Mesa Redonda
Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luís Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção
2016 - Segundo Semestre
Conferência
Avaliação e o processo de planejamento do ensino
Evento gratuito e aberto ao público como ministrante o Prof. Sérgio Antônio da Silva Leite no dia 4 de novembro – ás 18:30h no Jardim Universitário na UNILA sala C211.
2016 - segundo semestre
Videoconferência
Informamos que a videoconferência CONFITEA Brasil+6 Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na Américalatina, que seria realizada no dia 25/08/2016, foi adiada para uma próxima data que será divulgada em breve. Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l
2016 - primeiro semestre
Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs.
Realização da oficina 9:00 às 12:00 do dia 20 de Maio de 2016
Link para inscrição: https://goo.gl/5KYCZQ
2015
VIDEOCONFERÊNCIA: Saberes de jovens no convívio universitário intercultural
Inscrições até o dia 28 maio de 2015, pelo link http://goo.gl/forms/ dMn8zOLbej
Participantes de países de América Latina, del Caribe o de otras ciudades del Brasil, inscritos hasta el día 27, podrán tener acceso a la transmisión, solo en español, mediante un link que enviaremos a sus e-mails el 28 y habilitaremos a las 9:45hs, horario de Brasília, el 29 de mayo.
Realização da videoconferência das 10:00hs às 12:00hs (horário de Brasília) do 29 de maio de 2014
2014
OFICINA
Inscrições até 16 de novembro de 2014
Realização da oficina 13:00 às 15:00 do dia 19 de novembro de 2014
Link para inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG
2014
VIDEOCONFERÊNCIA:
Inscrições prorrogadas até 17 de agosto de 2014.
Liberação de senha para inscritos na videoconferência 19 de agosto de 2014.
Liberação de acesso à videoconferência 10:30Hs (horário de Brasília) do 22 de agosto de 2014.
Realização da videoconferência. 11:00 às 13:00 (horário de Brasília) do 22 Agosto de 2014.
2013
2ª EDIÇÃO DA CÁTEDRA:
Inscrições:
Como ouvintes até 24 de novembro de 2013.
Para participar enviando vídeos até 21 de novembro de 2013.
VIDEOCONFERÊNCIA:
5 de Setembro de 2013.
11:00 às 13 Hs. de Brasília.
Tradução simultânea, para os países membros da OEI adheridos ao Plano Ibero-americano da Alfabetização e Educação Básica de Pessoas Jovens y Adultas (PIA).
2011
A Cátedra terá um caráter de continuidade.
30 de outubro de 2011. Data limite para as Inscrições dos participantes na abertura da Cátedra
7 e 8 de novembro de 2011. Abertura da Cátedra (1ª. Edição)
Primeiro semestre de 2012 –2ª. Edição da Cátedra
Segundo semestre 2012 – 3ª. Edição da Cátedra
Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos
2017
Ana Paula Araújo Fonseca - Profa. UNILA (Coordenadora Geral)
ana.araujo@unila.edu.br
2016
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA (Coordenadora Geral)
luciana.ribeiro@unila.edu.br
Organizadores
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA
Luis Eduardo Alvarado Prada – Professor voluntário
Colaboradores: UNILA
Solange Bonomo Assumpção.
Livia Fernanda Morales
Antonio Paulo Narboza
Gabriel Rodrigues da Cunha
Franciele Mussio
Estudante colaborador (Bolsista)
Jhon Steven Navarro Hoyos UNILA
Suellen Mayara de Oliveira
2015
Luis Eduardo Alvarado Prada – Prof. UNILA (Coordenador Geral)
luis.alvarado@unila.edu.br
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA (vice –coordenadora)
luciana.ribeiro@unila.edu.br
Organizadores
Luis Eduardo Alvarado Prada – UNILA
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA
Colaboradores:
Ana Paula Araujo Fonseca – UNILA
Claudia Baena – OEI
Cristiane Checchia - UNILA
Dania Pilz - OEI
Exzolvildres Queiroz Neto
Solange Bonomo Assumpção.
Estudante colaborador (Bolsista)
Francisco Leandro de Oliveira - UNILA
2014
Luis Eduardo Alvarado Prada – Prof. UNILA (Coordenador Geral)
luis.alvarado@unila.edu.br
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA
luciana.ribeiro@unila.edu.br
Maria Eta Vieira
maria.vieria@unila.edu.br
Fernanda Pereira – Secretaria
catedra.pfreire@unila.edu.br - (5545) 35756310
Organizadores
Mauro Silva - MEC
Claudia Baena - OEI
Dania Pilz - OEI
Gabriela Walder - OEI
Estudantes colaboradoras/es (Bolsistas)
Tatiana Tellez
Lorena Castellanos
2013
Luis Eduardo Alvarado Prada – Prof. UNILA (Coordenador Geral)
luis.alvarado@unila.edu.br
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA
luciana.ribeiro@unila.edu.br
Maria Eta Vieira
maria.vieria@unila.edu.br
Fernanda Pereira – Secretaria
catedra.pfreire@unila.edu.br - (5545) 35756310
Organizadores
Mauro Silva - MEC
Claudia Baena - OEI
Dania Pilz - OEI
Gabriela Walder - OEI
Colaboradores
Elvis de Siqueira
Tatiana Tellez
Lorena Castellanos
2011
Luis Eduardo Alvarado Prada - UNILA (Coordenador Geral)
luis.alvarado@unila.edu.br
Besna Rodríguez Yacovenco (Assistente da Coordenação)
Fernanda Pereira
catedra.pfreire@unila.edu.br - (5545) 3576-7368
Organizadores
Carmen Gatto - MEC
Claudia Baena - OEI
Dania Pilz - OEI
Eliane Rocha - UNILA/TECPAR
Gabriela Walder - OEI
Rosimere Rocha - MEC
Colaboradores
Anderson A. Andreta
Adelia de Araujo
Caetano Carlos Bonchristiane
Carlos Castilho
Clarisa F. Rodriguez
Daniel Rodrigues
Jefferson de Oliveira Chaves
João Afonso Hirt
Luciana Balbueno
Ramon Fernandes
Tchella Fernabdes Maso
Estudantes Colaboradores
Alejandra Otero Espina
Alexandre Andreatta
Aline Cristina Paiva
Daniela Miranda Luiz
Diego Camargo Botassio
Jesus Ibañez Ojeda
Jhony Rodrigo da Silva
Matheus Gringo de Assunção
Percy Piero Pinto Paz
2016
Auditório Biblioteca Paulo Freire
Universidade Federal da Integração Latino-Americana -UNILA
Av. Tancredo Neves, 6731
Parque Tecnológico Itaipu - PTI
Caixa Postal 2044
85856-970 Foz do Iguaçu, PR
(55-45) 99702827
www.catedra_pfreire.unila.edu.br
catedra.pfreire@unila.edu.br
Universidade Federal da Integração Latino-Americana -UNILA
Av. Tancredo Neves, 6731
Parque Tecnológico Itaipu - PTI
Caixa Postal 2044
85856-970 Foz do Iguaçu, PR
(55-45) 99702827
www.catedra_pfreire.unila.edu.br
catedra.pfreire@unila.edu.br
catedra.pfreire@unila.edu.br
Coordenação: Ana Paula Araújo Fonseca
ana.araujo@unila.edu.br
Professor voluntário UNILA: Luis Eduardo Alvarado Prada
leaprada@hotmail.com
+55 45 999702827
Estudante colaborador (Bolsista)
Jhon Steven Navarro Hoyos UNILA
catedra.pfreire@unila.edu.br
Secretaria: Fernanda Pereira
catedra.pfreire@unila.edu.br
+55 (45) 35756310 | 35767307
2017 – Segundo semestre
CONFERÊNCIA
“O sentido da Educação e a função social da Universidade na perspectiva de Paulo Freire” - no dia 16 de Novembro - às 9:30 hs no JARDIM UNIVERSITÁRIO - UNILA.
Ministrante: Prof. Dr. Luis Eduardo Alvarado Prada
MESA REDONDA
“UNILA: Universidade Pública e Inovadora” - Abertura Oficial do Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional - no dia 16 de Novembro - às 10:30 hrs no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.
Convidados:
Marcos Ferreira da Costa Lima
Stela Maria Meneghel
Célio Cunha
CICLO RESTAURATIVO - “Superação dos desafios nas relações interpessoais na UNILA” -no dia 16 de Novembro - às 14hrs no auditório Martina no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.
Mediação: Célia Aparecida Bernardes da Silva
OFICINAS
Oficina “EIXOS NORTEADORES DA UNILA: SEU SENTIDO NA PRÁTICA” - no dia 17 de Novembro, Sexta-feira no horário das 8h às 18h, na Sala C203 no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.
MOSTRA CULTURAL
“O Melhor da UNILA” - no dia 17 de Novembro, Sexta-feira a partir das 19hrs, no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.
2017 – Segundo semestre
Participe da auto avaliação do 27 setembro a 09 outubro de 2017.
Durante a Semana de Avaliação 2017, a Cátedra Paulo Freire propôs uma Oficina para identificar Pontos Fortes, Pontos Fracos e Propostas para a UNILA.
O resultado está no link abaixo. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X
2017 Segundo semestre
Oficina
Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA e como ministrantes o Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes, com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.
Ministrantes: Prof. Luis Eduardo Alvarado Prada com a colaboração da equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes.
2017 Segundo semestre
Mesa Redonda
Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os
Apresentadores: Prof. Dr. Luís Eduardo Alvarado Prada
Profa. Dra. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção
2016 - Segundo Semestre
Conferência
Avaliação e o processo de planejamento do ensino
Evento aberto ao público geral, 4 de novembro – ás 18:30h, UNILA JU - sala C211.
Ministrante: Prof. Dr Sérgio Antônio da Silva Leite
2016 - segundo semestre
Videoconferência
CONFITEA Brasil+6 Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na Américalatina
Palestrantes: Prof. Dr. Arlindo Queiroz
Prof. Dr. Luis Eduardo Alvarado Prada.
2016 - primeiro semestre
Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Convidada: Luciana Faleiros Cahui Salomão
2015
Eloiza Dias Neves - UFF
Solange Bonomo Assumpção - UNILA
2014
Oficina -
Organizadores:
Luis Eduardo Alvarado Prada
Luciana Melo Ribeiro
Solange R. Bonomo Assumpção
Suellen Oliveira
2014
Videoconferência:
Fernando José Martins - UNIOESTE, Brasil
Miriam Camilo Recio - MINERD, República Dominicana
2013
2ª Edição da cátedra:
Video-conferência:
2011
Grupo 1: Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Diversidade.
Grupo 2: Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Formação de Educadores.
Grupo 3: Políticas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas.
2017 – segundo semestre
A UNILA EM RECONSTRUÇÃO
O evento “UNILA em Reconstrução”, nesta edição, propicia o resgate dos princípios filosóficos e metodológicos de nosso Projeto de Universidade - a interdisciplinaridade, a interculturalidade, o bilinguismo e o multilinguismo, a integração solidária e a gestão democrática. A escolha dessa temática visa a sensibilizar a comunidade acadêmica para as futuras atividades de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022), a serem coordenadas pela PROPLAN.
2017 – Segundo semestre
Participação na Auto avaliação INILA, do 27 setembro a 09 outubro de 2017.
Durante a Semana de Avaliação 2017, a Cátedra Paulo Freire propôs uma Oficina para identificar Pontos Fortes, Pontos Fracos e Propostas para a UNILA. O resultado está no link abaixo. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X
2017 Segundo semestre
Mesa Redonda
Mesa-redonda: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luis Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção.
Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new
2017 Segundo semestre
Oficina
Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira, no horário das 14h às 18h feita. Durante a Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA.
Ministrantes: O Prof. Dr. Luis Eduardo Alvarado Prada com apoio da Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes (mediante inscrição prévia no Sistema Inscreva) com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.
Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new
2016 - Segundo Semestre
Conferência
Avaliação e o processo de planejamento do ensino
Evento gratuito e aberto ao público como ministrante o Prof. Sérgio Antônio da Silva Leite no dia 4 de novembro – ás 18:30h no Jardim Universitário na UNILA sala C211.
2016 - Segundo Semestre
Videoconferência
Informamos que a videoconferência CONFITEA Brasil+6 Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na
Américalatina, que seria realizada no dia 25/08/2016, foi adiada para uma próxima data que será divulgada em breve.
Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l
2016 - primeiro semestre
Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs.
Realização da oficina 9:00 às 12:00 do dia 20 de Maio de 2016
Link para inscrição: https://goo.gl/5KYCZQ
Videoconferência
Realização da videoconferência das 10:00 Hs. às 12:00 Hs. (Horário de Brasília) do dia 29 de maio de 2015
Local de transmissão: UNILA-PTI, sala Florestan Fernandes 3.
Link para inscrição: http://goo.gl/forms/ dMn8zOLbej
Ou pelo e-mail: catedra.pfreire@unila.edu.br
Oficina
Inscrições até 16 de novembro de 2014
Realização da oficina 13:00 às 15:00 do dia 19 de novembro de 2014
Link para inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG
Ou pelo e-mail: cátedra.pfreire@unila.edu.br
Programação (em portugues)
Programação (em espanhol)
Videoconferência
5 de Setembro de 2013;
11:00 às 13:00 Hs. de Brasília,
Tradução simultânea para los países membros de la Organización de los Estados Iberoamericanos (OEI), adheridos al Plan Iberoamericano de Alfabetización y Educación Básica de Personas Jóvenes y Adultas (PIA).
As Inscrições para a Videoconferência serão feitas em cada grupo local, junto ao coordenador e/ou representante da instituição responsável, quem por sua vez, inscreverá o grupo na coordenação da Cátedra para a liberação do acesso à videoconferência.
2017 – segundo semestre
Aqui orientações e link para inscrição
2017 – Segundo semestre
Participe da auto avaliação do 27 setembro a 09 outubro de 2017. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X
2017 Segundo semestre
Oficina
Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA
Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new
2017 Segundo semestre
Mesa Redonda
Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luís Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção
Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new
2016 - segundo semestre
Videoconferencia
CONFITEA Brasil+6 Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na Américalatina
Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l
2016 - primeiro semestre
Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs.
Para acessar o formulário de inscrição, clique: https://goo.gl/5KYCZQ
2015
VIDEOCONFERÊNCIA: Saberes de jovens no convívio universitário intercultural
Inscrição até 28 de maio de 2015
Para acessar o formulário de inscrição, clique: http://goo.gl/forms/ dMn8zOLbej
Realização da videoconferência 29 maio de 2015. 10:00 às 12:00. (horário de Brasília).
Também pode-se fazer a inscrição solicitando o formulário pelo e-mail catedra.pfreire@unila.edu.br.
Oficina
Inscrições até 16 de novembro de 2014
Realização da oficina 13:00 às 15:00 do dia 19 de novembro de 2014
Link para inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG
Ou pelo e-mail: cátedra.pfreire@unila.edu.br
2014
VIDEOCONFERÊNCIA:
Inscrições prorrogadas até 17 de agosto de 2014.
Realização da videoconferência 22 Agosto de 2014. 11:00 às 13:00. (horário de Brasília).
Tradução simultânea, para os países membros da OEI aderidos ao Plano Ibero-americano da Alfabetização e Educação Básica de Pessoas Jovens y Adultas (PIA).
Para acessar o formulário de inscrição, clique: goo.gl/cPj3c0
Também pode-se fazer a inscrição solicitando o formulário pelo e-mail catedra.pfreire@unila.edu.br.
Os que desejarem assistir on-line precisam se organizar em grupos, definir um coordenador e nomear o grupo, explicitando a instituição a que pertencem e o país (ex: UNI??-Paraguai).
A coordenação da videoconferência liberará uma senha que será enviada à lista de inscritos depois de sistematizadas as inscrições o dia 19 de agosto de 2014. O acesso à videoconferência estará liberado, desde as 10:30Hs até 13:00Hs do dia 22 de agosto de 2014. As inscrições são individuais, entretanto, esperamos o cadastro de vários grupos em cada país.
2013
2ª Edição da Cátedra
Videoconferência
As inscrições serão feitas em cada grupo local, junto ao coordenador e representante da instituição responsável.
2011
As inscrições já estão abertas, as vagas são limitadas, com prioridade para graduados e profissionais na EJA.
Contribuir ao desenvolvimento da área de Educação de Jovens e Adultos em América Latina mediante a realização de uma cátedra na UNILA, de tal forma que esta viabilize as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) da Universidade. A Cátedra Paulo Freire de caráter continuo e o curso de especialização de formadores de professores que dela se deriva terá, entre outros, os seguintes objetivos específicos:
1. Contribuir à formação de profissionais de educação de adultos, com ênfase no nível de pósgraduação, de tal modo que esses profissionais viabilizem o desenvolvimento de redes de formadores e contribuam para a transformação da aprendizagem na EJA, inclusive nas instituições de ensino superior, onde convivem academicamente jovens e adultos.
2. Subsidiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas para alicerçar a construção de políticas públicas nos diferentes níveis da gestão e o desenvolvimento dessa especificidade da educação.
3. Desenvolver atividades de pesquisas relacionadas com a educação Latinoamericana em geral e, em particular, com a EJA para que, esta última, contribua ao desenvolvimento equitativo da sociedade.
4. Ser um espaço e ter momentos de encontro de pesquisadores, formadores de professores, políticos, gestores, empresas, governos, jovens e adultos, onde encontrem informações, contatos e subsídios para o planejamento, desenvolvimento, assessoria, avaliação e apoio relacionado ao tema de EJA.
5. Contribuir para o desenvolvimento de processos educativos que dinamizem a formação de cidadãos participativos, críticos responsáveis por uma construção social mais equitativa e que vise o desenvolvimento de diversas culturas em ambientes de paz e preservação da natureza.
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