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Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos

Descrição

2017 – Segundo semestre

 

A UNILA EM RECONSTRUÇÃO

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2017, acontecerá o evento anual da Cátedra Paulo Freire, vinculada ao Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). Este ano, o evento tem como título “UNILA em Reconstrução - Princípios filosóficos e metodológicos da UNILA: seu sentido na prática”. Seu objetivo é constituir espaço para o debate e a reflexão sobre os eixos norteadores de nosso atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em conjunto com todos os setores da UNILA e a comunidade interna e externa à Universidade.

 

 

Continuidade da Auto avaliação UNILA 2017: Texto para construção de dados.

Para contribuir com a Auto avaliação UNILA 2017

Acrescente ou modifique qualquer parte do texto em: https://goo.gl/UeLW4X

Período para receber contribuições: Setembro 27até 9 de outubro, 2017.

 

O texto resulta de uma oficina planejada, no âmbito das atividades da Cátedra Paulo Freire da UNILA, para gerar uma reflexão coletiva sobre a Universidade entre todas as pessoas que fazem parte dela: estudantes, técnicos administrativos em Educação e professores. A oficina foi realizada no contexto da semana da avaliação da UNILA, no dia 14 de agosto de 2017, nas instalações do campus Jardim Universitário. Participaram da oficina 36 pessoas, sendo 24 estudantes (20 do curso de Saúde Coletiva), um técnico administrativo em Educação e 11 professor@s. Os procedimentos utilizados estão fundamentados em concepções e práticas da Pesquisa Coletiva (Alvarado Prada 2006, 2008).

Durante a oficina, iniciou-se a construção e sistematização dos dados tendo em vista três aspectos: os “pontos fortes” da UNILA, os “pontos fracos” da UNILA e “propostas” dos participantes para a instituição. Esses dados foram posteriormente sistematizados pel@s professor@s Luis Eduardo Alvarado Prada, Juliana Franzi, Juliana Pirola Balestra e o estudante João Carlos Reis. Dessas atividades resultou o texto que dispomos a seguir para que tod@s unileir@s possam participar da reflexão institucional, fazendo cada um os comentários pertinentes, seja acrescentando ou modificando o texto com suas opiniões.

Para fazer seu comentário selecione a parte do texto que quer modificar, automaticamente aparecerá uma janela na qual você pode digitar. Se quiser identificar-se, escreva seu nome no final dos comentários que fizer

 

 

2017 Segundo semestre

Oficina

Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA e como ministrantes o Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes (mediante inscrição prévia no Sistema Inscreva) com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new

 

 

 

2017 Segundo semestre

Mesa Redonda

Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luís Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção 

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new

 

 

2016 ­- Segundo Semestre

Conferência

Avaliação e o processo de planejamento do ensino

Evento gratuito e aberto ao público como ministrante o Prof. Sérgio Antônio da Silva Leite no dia 4 de novembro – ás 18:30h no Jardim Universitário na UNILA sala C211.

 

 

 

Adiada (postergada) a videoconferência 'CONFINTEA Brasil+6 - Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na América Latina'. Agradecemos às pessoas que estão colaborando na divulgação. A nova data de realização será informada oportunamente.

 

2016 ­- Segundo Semestre

Videoconferência 

Informamos que a videoconferência CONFITEA Brasil+6 ­ Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na  América­latina, que seria realizada no dia 25/08/2016, foi adiada para uma  próxima data que será divulgada em breve. 

Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l

 

 

2016 - primeiro semestre

Oficina

“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”

Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs. Realização da oficina 9:00 às 12:00 do dia 20 de Maio de 2016 Link para inscrição:  https://goo.gl/5KYCZQ 

 

 

 

 

 

2015 – Primeiro semestre - Videoconferência

“Saberes de jovens no convívio universitário intercultural” - link de inscrição: http://goo.gl/forms/dMn8zOLbej

 

 

Carta Convite (espanhol)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2014 – segundo semestre - Oficina

Professores e estudantes: parceria de aprendizagem para romper o exílio acadêmico link de inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG

 

 

Carta Convite (português)

 

 

Carta Convite (espanhol)

 

Descrição da Cátedra

 

A Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos (EJA)  é promovida pela UNILA, pelo Ministério da Educação e pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI), como parte de uma projeto ampliado de educaçao de jovens e adultos. A cátedra é direcionada para um público diferenciado e  composto por estudantes de graduação e pós-graduação, professores de instituições de ensino, educadores que atuam no campo da EJA, gestores e especialistas da área. 

A cátedra foi concebida para ter um caráter permanente, pois terá duração mais longa quando comparada a outras já desenvolvidas. Sua metodologia prevê a participação presencial no início das atividades e depois serão desenvolvidas discussões virtuais na plataforma da OEI até que o grupo possa praticamente esgotar o tema através de fóruns.

A educação enfrenta problemas dos que se derivam desafios para serem resolvidos pela sociedade em seus diversos setores. Órgãos internacionais governamentais e não governamentais situados em diferentes países realizam tentativas para melhorar a situação, fundamentalmente das crianças e jovens em idade escolar. Entretanto, a educação de jovens e adultos, defasados da idade escolar ou que precisam de outras formas de educação, esta aquém dos interesses e necessidades desse setor da população. Essa educação também esta aquém do “dever ser” enunciado nos estudos e políticas públicas, principalmente às relacionadas com metas da qualidade da educação e para todos os jovens e adultos. (UNESCO, 2009)

A EJA como direito à educação, garantido legalmente por países como Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e outros, é uma das problemáticas sociais menos resolvidas na América latina. Mesmo tendo progredido quantitativamente em termos de cobertura e ações realizadas, a EJA continua recebendo criticas, em relação ao seu financiamento, concepções teórico metodológicas, políticas e outros. (UNESCO, 2011)

Os países têm desenvolvido processos para melhorar a EJA e até têm legislado a seu respeito, inclusive é expresso em suas leis de educação que a EJA é um direito da sociedade. Tem sido regulamentado seu funcionamento e impulsionado programas e projetos com orçamentos relativamente significativos para as economias dos países. Entretanto, essas políticas, disposição de recursos e realização de inúmeras ações não têm resolvido satisfatoriamente as demandas da sociedade. Por isso, a necessidade de integrar esforços entre países, instituições, profissionais da educação de jovens e adultos para desenvolver a EJA em seus aspectos conceituais, políticos, organizativos, metodológicos entre outros.

Essa integração pode ser pensada e desenvolvida mediante atividades conjuntas de “ensino, pesquisa e extensão” na UNILA que por sua vez objetive a realização de atividades subsidiarias do estudo e construção de suas concepções e práticas. A elaboração e desenvolvimento deste projeto é de fato um processo de integração cujas atividades são desde seu inicio, realizadas mediante a ação conjunta de três instituições MEC/SECAD, OEI e UNILA. A proposta deste projeto, tendo como sede a UNILA, instituição universitária que tem como missão contribuir para a integração Latino-americana, visa, mediante essa proposta, o desenvolvimento da EJA na America Latina. Entendemos que essa integração é construída mediante a compreensão e inter-relação de diferentes componentes culturais, os quais, por sua vez, são compreendidos, valorizados e transformados por meio de processos educativos ao longo da vida.

A qualidade de tais processos implica o estudo crítico dos mesmos e o desenvolvimento de novas proposições cujos pressupostos teóricos e metodológicos sejam alicerces, construídos mediante pesquisa-formação, que orientem os caminhos para a EJA alcançar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Tais entendimentos constituem-se bases para propor o desenvolvimento de uma cátedra que honrando o nome do eminente educador brasileiro Paulo Freire se incorpore ao programa de Cátedras Latino-Americanas, já existentes na instituição como parte de sua estrutura acadêmica.

A Cátedra, como parte da estrutura institucional ou organizacional da UNILA, materializará e viabilizará suas atividades junto a diferentes grupos sociais e instancias políticas e administrativas.

Um pensamento orientador das atividades a serem realizadas no CIR-EJA segue a perspectiva de “aprendizagem ao longo da vida” enunciada como global na CONFINTEA V, realizada em Hamburgo (Alemanha) em 1997, e reafirmada pela CONFINTEA VI, 12 anos depois em Belém de Para - Brasil quando se reafirmo que “a alfabetização e a educação de adultos são instrumentos que capacitam, podem suscitar esperança e são vetores de mudança”. Essas orientações e as políticas de Educação para Todos – EPT pretendem ser estudadas num curso no nível de especialização de Formadores de EJA mediante a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de projetos e atividades relacionadas com a educação de adultos nas que primem as concepções e práticas, de participação e construção coletiva. Essas políticas serão estudadas, analisadas criticamente e socializadas nos países de América latina.

Outra perspectiva a ser adotada é a da aprendizagem pela ação. Experiências desenvolvidas nesse campo, têm demonstrado a importância dessa corrente de pensamento na resolução de problemas, elaboração de políticas educacionais, formação de gestores, construção de projetos inovadores, desenvolvimento individual, de grupo ou da organização. Em todas essas circunstâncias, esse processo se desenvolve num ambiente de autonomia, confiança, respeito e ajuda mútua manifestada nos momentos de trocas entre os participantes e orientada por um processo reflexivo (reflexão e investigação) sobre o objeto investigado. Os diferentes modelos da aprendizagem pela ação se apresentam ora numa perspectiva de aprendizagem pela ação em pequenos grupos, que visa o desenvolvimento individual e coletivo, ora da organização que aprende que visa o desenvolvimento da organização. (Rocha, E. V; 2004).

O curso de especialização pretende contribuir com o desenvolvimento dessa educação, mediante as realizações de pesquisas nas que suas próprias atividades de pesquisar sejam formativas, tais como a da pesquisa coletiva1, cuja metodologia visa a constituição dos participantes em coletivos que constroem conhecimentos, tanto para a transformação de suas situações cotidianas, como para acrescentar ao acumulo de conhecimentos mais universais nos campos da cultura, política, artes, educação e outros. (Alvarado Prada, 2006)

Dessa forma, se pretende alcançar os mais altos níveis de formação em EJA e dos formadores de professores da mesma. Para isso é necessário desenvolver pesquisas que proporcionem as informações sobre a realidade de quem são os formadores, como foram e estão sendo formados, como eles desenvolvem suas praticas de formação. Esse curso além de permitir desenvolver a curto prazo atividades de formação de formadores em EJA, a médio prazo permitirá a constituição de uma linha de pesquisa relacionada com a temática que subsidie a elaboração de uma proposta de mestrado na UNILA.

As atividades relacionadas à formação de formadores estarão orientadas pela missão de integração Latino-americana da UNILA e, nesse sentido, esta instituição mediante o CIREJA contribuirá ao desenvolvimento de políticas e atividades de formação de formadores de professores de EJA dos países parceiros.

As temáticas relacionadas com EJA, tais como a formação de formadores de professores , pesquisa sobre suas concepções e práticas, caracterização dos professores e dos jovens e adultos, metodologias de educação, gestão, recursos e outros, serão objetos de estudo de diversos coletivos, seguindo orientações enunciadas em parágrafos anteriores, e abrindo possibilidades de criar relações que viabilizem a socialização de saberes.

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1Nesta modalidade de pesquisa entendemos o coletivo como um conjunto composto por pessoas cujas características individuais são diversas, sujeitas à contínua mudança, num contexto espaço-temporal, constituído e constituidor de diversas relações mediante ações, objetivos, e outros elementos ideológicos, políticos, sociais e culturais comuns. (ALVARADO-PRADA, 2008)

 

 

Público Alvo

Vagas Oferecidas

Carga Horária

Idioma

Hospedagem

Inscrições

Matrículas para brasileiros e não-brasileros

Certificado de conclusão

Curso de Especialização

Calendário

2017 – Segundo semestre

Calendário
Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos
2017 – segundo semestre


A UNILA EM RECONSTRUÇÃO


O evento “UNILA em Reconstrução”, nesta edição, propicia o resgate dos princípios filosóficos e metodológicos de nosso Projeto de Universidade - a interdisciplinaridade, a interculturalidade, o bilinguismo e o multilinguismo, a integração solidária e a gestão democrática. A escolha dessa temática visa a sensibilizar a comunidade acadêmica para as futuras atividades de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022), a serem coordenadas pela PROPLAN.

 

 

 

Participe da auto avaliação do 27 setembro a 09 outubro de 2017.

Durante a Semana de Avaliação 2017, a Cátedra Paulo Freire propôs uma Oficina para identificar Pontos Fortes, Pontos Fracos e Propostas para a UNILA.

O resultado está no link abaixo. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X


 


 

2017 Segundo semestre

Oficina

Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA e como ministrantes o Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes (mediante inscrição prévia no Sistema Inscreva) com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.


 


 

2017 Segundo semestre

Mesa Redonda

Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luís Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção 


 


 

2016 ­- Segundo Semestre

Conferência

Avaliação e o processo de planejamento do ensino

Evento gratuito e aberto ao público como ministrante o Prof. Sérgio Antônio da Silva Leite no dia 4 de novembro – ás 18:30h no Jardim Universitário na UNILA sala C211.

 

 

 

2016 ­- segundo semestre

Videoconferência

Informamos que a videoconferência CONFITEA Brasil+6 ­ Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na América­latina, que seria realizada no dia 25/08/2016,  foi adiada para uma próxima data que será divulgada em breve. Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l

 


2016 - primeiro semestre

Oficina

“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”

Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs.
Realização da oficina 9:00 às 12:00 do dia 20 de Maio de 2016
Link para inscrição:  https://goo.gl/5KYCZQ 

 

 

 

2015

VIDEOCONFERÊNCIA: Saberes de jovens no convívio universitário intercultural

Inscrições até o dia 28 maio de 2015, pelo link http://goo.gl/forms/ dMn8zOLbej

Participantes de países de América Latina, del Caribe o de otras ciudades del Brasil, inscritos hasta el día 27, podrán tener acceso a la transmisión, solo en español, mediante un link que enviaremos a sus e-mails el 28 y habilitaremos a las 9:45hs, horario de Brasília, el 29 de mayo.

Realização da videoconferência das 10:00hs às 12:00hs (horário de Brasília) do 29 de maio de 2014


 

 

 

2014

OFICINA

Inscrições até 16 de novembro de 2014

Realização da oficina 13:00 às 15:00 do dia 19 de novembro de 2014

Link para inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG

 

 

2014

VIDEOCONFERÊNCIA:

Inscrições prorrogadas até 17 de agosto de 2014.

Liberação de senha para inscritos na videoconferência 19 de agosto de 2014.

Liberação de acesso à videoconferência 10:30Hs (horário de Brasília) do 22 de agosto de 2014.

Realização da videoconferência. 11:00 às 13:00 (horário de Brasília) do 22 Agosto de 2014.

 

 

2013

2ª EDIÇÃO DA CÁTEDRA:

 

Inscrições:

Como ouvintes até 24 de novembro de 2013.

Para participar enviando vídeos até 21 de novembro de 2013.

Realização: 27 e 28 de novembro de 2013, na UNILA-PTI, Foz do Iguaçu, Brasil.

 

 

 

 

VIDEOCONFERÊNCIA:

5 de Setembro de 2013.

11:00 às 13 Hs. de Brasília.

Tradução simultânea, para os países membros da OEI adheridos ao Plano Ibero-americano da Alfabetização e Educação Básica de Pessoas Jovens y Adultas (PIA). 

 

2011

A Cátedra terá um caráter de continuidade.

30 de outubro de 2011. Data limite para as Inscrições dos participantes na abertura da Cátedra

7 e 8 de novembro de 2011. Abertura da Cátedra (1ª. Edição)

Primeiro semestre de 2012 –2ª. Edição da Cátedra

Segundo semestre 2012 – 3ª. Edição da Cátedra

Coordenação

Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos

2017


Ana Paula Araújo Fonseca - Profa. UNILA (Coordenadora Geral)
ana.araujo@unila.edu.br

 

2016

Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA (Coordenadora Geral)
luciana.ribeiro@unila.edu.br


Organizadores

Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA

Luis Eduardo Alvarado Prada – Professor voluntário

Colaboradores: UNILA

Solange Bonomo Assumpção.
Livia Fernanda Morales
Antonio Paulo Narboza
Gabriel Rodrigues da Cunha
Franciele Mussio

Estudante colaborador (Bolsista)

Franciele Mussio
Antonio Paulo Narboza

Jhon Steven Navarro Hoyos­ UNILA
Suellen Mayara de Oliveira
 

 

 


2015

Luis Eduardo Alvarado Prada – Prof. UNILA (Coordenador Geral)  

luis.alvarado@unila.edu.br
 
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA (vice –coordenadora)
luciana.ribeiro@unila.edu.br
 

Organizadores
 Luis Eduardo Alvarado Prada – UNILA

 Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA

Colaboradores:

Ana Paula Araujo Fonseca – UNILA
Claudia Baena – OEI

Cristiane Checchia - UNILA
Dania Pilz - OEI
Exzolvildres Queiroz Neto

Solange Bonomo Assumpção.


Estudante colaborador (Bolsista)

Francisco Leandro de Oliveira - UNILA


 

 

 

2014


Luis Eduardo Alvarado Prada – Prof. UNILA (Coordenador Geral)     
luis.alvarado@unila.edu.br
 
Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA
luciana.ribeiro@unila.edu.br
 
Maria Eta Vieira
maria.vieria@unila.edu.br
 
Fernanda Pereira – Secretaria
catedra.pfreire@unila.edu.br - (5545) 35756310
 
Organizadores
 
Mauro Silva - MEC
Claudia Baena - OEI
Dania Pilz - OEI
Gabriela Walder - OEI
 
Estudantes colaboradoras/es (Bolsistas)
 
Tatiana Tellez
Lorena Castellanos
 

 

2013

 

Luis Eduardo Alvarado Prada – Prof. UNILA (Coordenador Geral)     

luis.alvarado@unila.edu.br

 

Luciana Mello Ribeiro – Profa. UNILA

luciana.ribeiro@unila.edu.br

 

Maria Eta Vieira

maria.vieria@unila.edu.br

 

Fernanda Pereira – Secretaria

catedra.pfreire@unila.edu.br - (5545) 35756310

 

Organizadores

 

Mauro Silva - MEC

Claudia Baena - OEI

Dania Pilz - OEI

Gabriela Walder - OEI

 

Colaboradores

 

Elvis de Siqueira

Tatiana Tellez

Lorena Castellanos

 

 

 

 

 

 

 

2011

 

Luis Eduardo Alvarado Prada - UNILA (Coordenador Geral)      

luis.alvarado@unila.edu.br

 

Besna Rodríguez Yacovenco (Assistente da Coordenação)    

Fernanda Pereira

catedra.pfreire@unila.edu.br - (5545) 3576-7368

 

Organizadores

Carmen Gatto - MEC

Claudia Baena - OEI

Dania Pilz - OEI

Eliane Rocha - UNILA/TECPAR

Gabriela Walder - OEI

Rosimere Rocha - MEC

 

Colaboradores

 Anderson A. Andreta

Adelia de Araujo

Caetano Carlos Bonchristiane

Carlos Castilho

Clarisa F. Rodriguez

Daniel Rodrigues

Jefferson de Oliveira Chaves

João Afonso Hirt

Luciana Balbueno

Ramon Fernandes

Tchella Fernabdes Maso

 

Estudantes Colaboradores

Alejandra Otero Espina

Alexandre Andreatta

Aline Cristina Paiva

Daniela Miranda Luiz

Diego Camargo Botassio

Jesus Ibañez Ojeda

Jhony Rodrigo da Silva

Matheus Gringo de Assunção

Percy Piero Pinto Paz

Diplomadas

Ementa

Formulários

Grade Curricular

Local

2017

 

Universidade Federal da Integração Latino-Americana –UNILA

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000

 

Jardim Universitário – JU
Caixa Postal 2044
85870-901 Foz do Iguaçu, PR
(55-45) 99702827
www.catedra_pfreire.unila.edu.br
catedra.pfreire@unila.edu.br

 

2016
 
Auditório Biblioteca Paulo Freire
Universidade Federal da Integração Latino-Americana -UNILA
Av. Tancredo Neves, 6731
Parque Tecnológico Itaipu - PTI
Caixa Postal 2044
85856-970 Foz do Iguaçu, PR
(55-45) 99702827
www.catedra_pfreire.unila.edu.br
catedra.pfreire@unila.edu.br

 

 

2015

 

Sala Florestan Fernandes 3

Universidade Federal da Integração Latino-Americana -UNILA

Av. Tancredo Neves, 6731
Parque Tecnológico Itaipu - PTI
Caixa Postal 2044
85856-970 Foz do Iguaçu, PR

(55-45) 99702827
www.catedra_pfreire.unila.edu.br
catedra.pfreire@unila.edu.br

Professor

Processo seletivo

Ao Vivo

Monografias

Contato

catedra.pfreire@unila.edu.br


Coordenação: Ana Paula Araújo Fonseca
ana.araujo@unila.edu.br

Professor voluntário UNILA: Luis Eduardo Alvarado Prada
leaprada@hotmail.com
+55 45 999702827


Estudante colaborador (Bolsista)
Jhon Steven Navarro Hoyos ­ UNILA
catedra.pfreire@unila.edu.br


Secretaria: Fernanda Pereira
catedra.pfreire@unila.edu.br
+55 (45) 3575­6310 | 3576­7307

Palestrantes

2017 – Segundo semestre

CONFERÊNCIA

O sentido da Educação e a função social da Universidade na perspectiva de Paulo Freire” - no dia 16 de Novembro - às 9:30 hs no JARDIM UNIVERSITÁRIO - UNILA.

Ministrante: Prof. Dr. Luis Eduardo Alvarado Prada

 

MESA REDONDA

UNILA: Universidade Pública e Inovadora” - Abertura Oficial do Programa Institucional de Desenvolvimento Profissional - no dia 16 de Novembro - às 10:30 hrs no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.

Convidados:

Marcos Ferreira da Costa Lima

Stela Maria Meneghel

Célio Cunha

CICLO RESTAURATIVO - “Superação dos desafios nas relações interpessoais na UNILA” -no dia 16 de Novembro - às 14hrs no auditório Martina no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.
Mediação: Célia Aparecida Bernardes da Silva 

OFICINAS

Oficina “EIXOS NORTEADORES DA UNILA: SEU SENTIDO NA PRÁTICA” - no dia 17 de Novembro, Sexta-feira no horário das 8h às 18h, na Sala C203 no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.

MOSTRA CULTURAL

“O Melhor da UNILA” - no dia 17 de Novembro, Sexta-feira a partir das 19hrs, no JARDIM UNIVERSITÁRIO na UNILA.

 

 

 

 

2017 – Segundo semestre

Participe da auto avaliação do 27 setembro a 09 outubro de 2017.

Durante a Semana de Avaliação 2017, a Cátedra Paulo Freire propôs uma Oficina para identificar Pontos Fortes, Pontos Fracos e Propostas para a UNILA.

O resultado está no link abaixo. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X


 


 

2017 Segundo semestre

Oficina

Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA e como ministrantes o Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes, com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.

Ministrantes: Prof. Luis Eduardo Alvarado Prada com a colaboração da equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes.


 


 

2017 Segundo semestre

Mesa Redonda

Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os

Apresentadores: Prof. Dr. Luís Eduardo Alvarado Prada

Profa. Dra. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção 


 


 

2016 ­- Segundo Semestre

Conferência

Avaliação e o processo de planejamento do ensino

Evento aberto ao público geral, 4 de novembro – ás 18:30h, UNILA JU - sala C211.

 

Ministrante: Prof. Dr Sérgio Antônio da Silva Leite

 

2016 -­ segundo semestre

Videoconferência 

CONFITEA Brasil+6 ­ Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na América­latina
Palestrantes: ­ Prof. Dr. Arlindo Queiroz
                    ­ Prof. Dr. Luis Eduardo Alvarado Prada.

 

 

2016 - primeiro semestre

Oficina

“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Convidada: Luciana Faleiros Cahui  Salomão 

 

2015

Videoconferência: Saberes de jovens no convívio universitário intercultural

Eloiza Dias Neves - UFF

Solange Bonomo Assumpção - UNILA

 

 

 

 

 

2014

Oficina -

Organizadores:

Luis Eduardo Alvarado Prada

Luciana Melo Ribeiro

Solange R. Bonomo Assumpção

Suellen Oliveira

 

 

2014

 

Videoconferência:

 

Fernando José Martins - UNIOESTE, Brasil 

Miriam Camilo Recio - MINERD, República Dominicana

 

 

 

2013

2ª Edição da cátedra:

  • Alfonso Torres Carillo - Colômbia
  • Timothy Ireland - Brasil

 

 

 

 

 


Video-conferência:

  • Professora Dra. Lola Cendales – Colômbia
  • Professora Dra. Rachel Trajber - Brasil

 

2011

  • Luis Eduardo Maldonado – Colômbia
  • José Rivero - Peru
  • Sergio Haddad - Brasil
  • Luiz Augusto Caldas Pereira - Brasil

 

Grupo 1: Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Diversidade.

  • Moderador: Beatriz Morán
  • Luz Jael Zapata - Colômbia
  • Maria de la Paz Barreiro - Paraguai
  • Apolinaria Arzú - Honduras


Grupo 2: Educação de Pessoas Jovens e Adultas e Formação de Educadores.

  • Moderador: Luis Eduardo Alvarado Prada
  • Sara Elena Mendoza - México
  • Carmen Gatto - Brasil
  • María Angélica Paniagaua - El Savador


Grupo 3: Políticas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas.

  • Moderador: Mauro José da Silva
  • Isabel Alende - Uruguai
  • Edmilson Feliciano Leite - Brasil
  • Raúl Valdéz - UNESCO
  • Antonio Gómez - Espanha

Divulgação

Programação

Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos

2017 – segundo semestre

A UNILA EM RECONSTRUÇÃO

O evento “UNILA em Reconstrução”, nesta edição, propicia o resgate dos princípios filosóficos e metodológicos de nosso Projeto de Universidade - a interdisciplinaridade, a interculturalidade, o bilinguismo e o multilinguismo, a integração solidária e a gestão democrática. A escolha dessa temática visa a sensibilizar a comunidade acadêmica para as futuras atividades de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional (2018-2022), a serem coordenadas pela PROPLAN.

 

 

2017 – Segundo semestre

Participação na Auto avaliação INILA, do 27 setembro a 09 outubro de 2017.

Durante a Semana de Avaliação 2017, a Cátedra Paulo Freire propôs uma Oficina para identificar Pontos Fortes, Pontos Fracos e Propostas para a UNILA. O resultado está no link abaixo. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X


 

2017 Segundo semestre

Mesa Redonda

Mesa-redonda: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luis Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção.

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new


 

2017 Segundo semestre

Oficina

Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira, no horário das 14h às 18h feita. Durante a Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA.

Ministrantes: O Prof. Dr. Luis Eduardo Alvarado Prada com apoio da Equipe da Cátedra Paulo Freire e participantes: Professores, técnicos e estudantes (mediante inscrição prévia no Sistema Inscreva) com o objetivo de elaborar uma proposta de melhorias para a UNILA de forma colaborativa e participativa. O resultado dessa proposta será incorporado ao Relatório Final de Auto avaliação da CPA 2017.

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new


 

2016 ­- Segundo Semestre

Conferência

Avaliação e o processo de planejamento do ensino

Evento gratuito e aberto ao público como ministrante o Prof. Sérgio Antônio da Silva Leite no dia 4 de novembro – ás 18:30h no Jardim Universitário na UNILA sala C211.


 

 

 

 

 

 

Cátedra Paulo Freire de Educação de Jovens e Adultos

 

2016 ­- Segundo Semestre

Videoconferência 

Informamos que a videoconferência CONFITEA Brasil+6 ­ Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na 
América­latina, que seria realizada no dia 25/08/2016, foi adiada para uma próxima data que será divulgada em breve. 
Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l

 

 

2016 - primeiro semestre


Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs.
Realização da oficina 9:00 às 12:00 do dia 20 de Maio de 2016
Link para inscrição:  https://goo.gl/5KYCZQ 

 

 

2015 – primeiro semestre

Videoconferência

Realização da videoconferência das 10:00 Hs. às 12:00 Hs. (Horário de Brasília) do dia 29 de maio de 2015

Local de transmissão: UNILA-PTI, sala Florestan Fernandes 3.

Link para inscrição: http://goo.gl/forms/ dMn8zOLbej

Ou pelo e-mail: catedra.pfreire@unila.edu.br

 

 

 

2014 – segundo semestre

Oficina

Inscrições até 16 de novembro de 2014

Realização da oficina 13:00 às 15:00 do dia 19 de novembro de 2014

Link para inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG

Ou pelo e-mail: cátedra.pfreire@unila.edu.br

 

VIDEOCONFERÊNCIA:

 

Inscrições prorrogadas até 17 de agosto de 2014.
Liberação de senha para inscritos na videoconferência 19 de agosto de 2014.
Liberação de acesso à videoconferência 10:30Hs (horário de Brasília) do 22 de agosto de 2014.
Realização da videoconferência. 11:00 às 13:00 (horário de Brasília) do 22 Agosto de 2014.

 

 

 

 

 

2014


VIDEOCONFERÊNCIA:
Inscrições prorrogadas até 17 de agosto de 2014.
Liberação de senha para inscritos na videoconferência 19 de agosto de 2014.
Liberação de acesso à videoconferência 10:30Hs (horário de Brasília) do 22 de agosto de 2014.
Realização da videoconferência. 11:00 às 13:00 (horário de Brasília) do 22 Agosto de 2014.

 

 

 

2013

 

Programação (em portugues)

Programação (em espanhol)

 

 

Videoconferência

5 de Setembro de 2013; 

11:00 às 13:00 Hs. de Brasília,

Tradução simultânea para los países membros de la Organización de los Estados Iberoamericanos (OEI), adheridos al Plan Iberoamericano de Alfabetización y Educación Básica de Personas Jóvenes y Adultas (PIA). 

 

As Inscrições para a Videoconferência serão feitas em cada grupo local, junto ao coordenador e/ou representante da instituição responsável, quem por sua vez, inscreverá o grupo na coordenação da Cátedra para a liberação do acesso à videoconferência.

Transmissão

Inscrição

2017 – segundo semestre

 

Aqui orientações e link para inscrição 

 

2017 – Segundo semestre

Participe da auto avaliação do 27 setembro a 09 outubro de 2017. Para participar desta reflexão, abra o link e revise o documento. Acrescente seus comentários ou modifique qualquer parte do texto. https://goo.gl/UeLW4X

2017 Segundo semestre

Oficina

Oficina de Auto avaliação da UNILA no dia 14 de agosto – segunda feira no horário das 14h às 18h feita na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new


 

2017 Segundo semestre

Mesa Redonda

Mesa-redonda 2: “O currículo e a missão institucional no ensino superior” apresentada na Semana da Avaliação Institucional 2017 – UNILA, no dia 15 de agosto - Terça-feira no horário das 9h às 11h com os apresentadores Prof. Luís Eduardo Alvarado Prada e Profa. Solange Rodrigues Bonomo Assumpção 

 

Inscrições: https://inscreva.unila.edu.br/events/614/subscriptions/new

 

 

 

2016 - segundo semestre

Videoconferencia

CONFITEA Brasil+6 ­ Contexto político da formação de professores na educação de jovens e adultos: epistemicídio na América­latina
Link para inscrição: https://goo.gl/ROXW2l

 

2016 - primeiro semestre

Oficina
“Metodologia Ludocriativa no Ensino Superior”
Inscrições até 19 de Maio de 2016 ás 12:00 Hs.
Para acessar o formulário de inscrição, clique:  https://goo.gl/5KYCZQ

 

 

2015

 

VIDEOCONFERÊNCIA: Saberes de jovens no convívio universitário intercultural

Inscrição até 28 de maio de 2015

Para acessar o formulário de inscrição, clique:  http://goo.gl/forms/ dMn8zOLbej

Realização da videoconferência 29 maio de 2015. 10:00 às 12:00. (horário de Brasília).

Também pode-se fazer a inscrição solicitando o formulário pelo e-mail 
catedra.pfreire@unila.edu.br

 

 

 

Oficina

Inscrições até 16 de novembro de 2014

Realização da oficina 13:00 às 15:00 do dia 19 de novembro de 2014

Link para inscrição: http://goo.gl/forms/KBqygPqGKG

Ou pelo e-mail: cátedra.pfreire@unila.edu.br

 

 

 

2014


VIDEOCONFERÊNCIA:
Inscrições prorrogadas até 17 de agosto de 2014.
Realização da videoconferência 22 Agosto de 2014. 11:00 às 13:00. (horário de Brasília).
Tradução simultânea, para os países membros da OEI aderidos ao Plano Ibero-americano da Alfabetização e Educação Básica de Pessoas Jovens y Adultas (PIA). 

Para acessar o formulário de inscrição, clique: goo.gl/cPj3c0
Também pode-se fazer a inscrição solicitando o formulário pelo e-mail catedra.pfreire@unila.edu.br
Os que desejarem assistir on-line precisam se organizar em grupos, definir um coordenador e nomear o grupo, explicitando a instituição a que pertencem e o país (ex: UNI??-Paraguai). 
A coordenação da videoconferência liberará uma senha que será enviada à lista de inscritos depois de sistematizadas as inscrições o dia 19 de agosto de 2014. O acesso à videoconferência estará liberado, desde as 10:30Hs até 13:00Hs do dia 22 de agosto de 2014. As inscrições são individuais, entretanto, esperamos o cadastro de vários grupos em cada país.

 

 

 

2013

2ª Edição da Cátedra

 

Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui    goo.gl/cPj3c0
 
Também pode-se fazer a inscrição solicitando o formulário pelo e-mail catedra.pfreire@unila.edu.br
Os que desejarem assistir on-line precisam se organizar em grupos, definir um coordenador e nomear o grupo, explicitando a instituição a que pertencem e o país (ex: UNI??-Paraguai). 
Será, então, cadastrado o grupo e liberada uma senha para poder acessar e participar. As inscrições são individuais. Esperamos o cadastro de vários grupos em cada país.
Inscrições como ouvintes até 24 de novembro de 2013.
Inscrições para participar enviando vídeos até 21 de novembro de 2013.

 

 

Videoconferência

As inscrições serão feitas em cada grupo local, junto ao coordenador e representante da instituição responsável.

 

2011

As inscrições já estão abertas, as vagas são limitadas, com prioridade para graduados e profissionais na EJA.

Objetivos

Contribuir ao desenvolvimento da área de Educação de Jovens e Adultos em América Latina mediante a realização de uma cátedra na UNILA, de tal forma que esta viabilize as atividades acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) da  Universidade. A Cátedra Paulo Freire de caráter continuo e o curso de especialização de  formadores de professores que dela se deriva terá, entre outros, os seguintes  objetivos específicos:

1. Contribuir à formação de profissionais de educação de adultos, com  ênfase no nível de pós­graduação, de tal modo que esses profissionais  viabilizem o desenvolvimento de redes de formadores e contribuam para a  transformação da aprendizagem na EJA, inclusive nas instituições de ensino superior, onde convivem academicamente jovens e adultos.

2. Subsidiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas para alicerçar a  construção de políticas públicas nos diferentes níveis da gestão e o  desenvolvimento dessa especificidade da educação.

3. Desenvolver atividades de pesquisas relacionadas com a educação  Latino­americana em geral e, em particular, com a EJA para que, esta  última, contribua ao desenvolvimento equitativo da sociedade.

4. Ser um espaço e ter momentos de encontro de pesquisadores,  formadores de professores, políticos, gestores, empresas, governos, jovens  e adultos, onde encontrem informações, contatos e subsídios para o  planejamento, desenvolvimento, assessoria, avaliação e apoio relacionado  ao tema de EJA.

5. Contribuir para o desenvolvimento de processos educativos que  dinamizem a formação de cidadãos participativos, críticos responsáveis por  uma construção social mais equitativa e que vise o desenvolvimento de  diversas culturas em ambientes de paz e preservação da natureza.

Cronograma do curso

Universidade Federal da Integração Latino-Americana  |  Av. Tancredo Neves, 6731 - Bloco 4  |  Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil  |  Caixa Postal 2044 - CEP 85867-970  |  Recepção: +55 (45) 3576 7307  |  Fax: +55 (45) 3576 7306  |  unila@unila.edu.br